Jogando na Arena Pantanal, o time carioca acabou por fim derrotando o Cuiabá por 2 a 0, com gols de Gabriel Pec e Orellano. A vitória quebrou um jejum de três jogos e mantém o Vasco vivo na luta contra o rebaixamento. Já o time de Mato Grosso, por sua vez, um dos mais eficientes visitantes do Brasileirão, não consegue ter a mesma competência jogando em casa, indo totalmente contra a lógica dos números dos seus adversários.
Com 34 pontos, o Vasco ocupa a 17ª colocação e está a apenas três pontos atrás de Santos e Bahia, primeiros times fora do Z4. O Cuiabá, por sua vez, está na décima posição, com 40 pontos. O primeiro tempo da partida foi marcado por poucas emoções, com um jogo truncado e sem muitas oportunidades. O Cuiabá buscava explorar os erros do Vasco e sair em velocidade, enquanto o time carioca tinha dificuldades para penetrar na defesa adversária.
Aos 11 minutos, o Vasco conseguiu abrir o placar com um gol de cabeça de Gabriel Pec, que aproveitou o rebote após um chute na trave. A polêmica envolvendo o gol ficou por conta das chamadas ‘linhas traçadas’, que não expuseram tão transparentemente no telão do estádio ou mesmo na TV, qual seria o ângulo que realmente confirmava a legalidade do lance. Na maioria das imagens divulgadas, o que dá impressão era do jogador cruzmaltino avançado.
O Cuiabá, após a validaçao do gol, até que tentou empatar, mas não conseguiu quebrar o sistema de marcação do Vasco, que conseguiu segurar a pressão e, aos 53 minutos, fechou o placar no contra-ataque com um belo gol de Orellano. O argentino recebeu a bola na linha média, driblou os defensores adversários e em uma jogada toda dela finalizou com precisão na saída do goleiro.
O próximo desafio do Vasco será o clássico contra o líder Botafogo, que jogará em São Janurário pressionado após perder em casa para o Palmeiras, que ameaça sua liderança. Já o Cuiabá enfrentará o Santos, outro time ameaçado pelo rebaixamento, na Vila Belmiro.