A professora Giulyane Santana, de 25 anos, impedida de assumir uma vaga na Prefeitura de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, após apresentar um diagnóstico de autismo, passou em um novo concurso da Educação, desta vez em Juscimeira, a 164 km da capital, e tomou posse do cargo na última quarta-feira (17).
Em janeiro, foi divulgado no Diário Oficial de Rondonópolis que a profissional foi aprovada em 1º lugar na categoria de Pessoas Com Deficiência (PCD). Ela deveria assumir o cargo de professora no mesmo mês, mas a banca avaliadora considerou que ela não estava apta, pois era autista.
O caso foi parar na Justiça, que determinou uma nova avaliação para que ela tomasse posse. A prefeitura, no entanto, recorreu e, desta vez, afirmou que ela não pode assumir por “questões psicológicas não esclarecidas”.
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Rondonópolis, mas não obteve retorno até esta publicação.
Devido aos problemas que teve no município, Giulyane decidiu buscar outros caminhos para conseguir exercer a profissão. Moradora de Jaciara, ela procurou na cidade vizinha, Juscimeira, uma nova oportunidade, para o mesmo cargo onde havia sido barrada, e foi aprovada.
Fonte: G1 MT